Qual a altura e o comprimento ideais para cortinas

Veja qual é o tamanho ideal de cortinas para cada ambiente da sua casa



Não existe regra para o comprimento da cortina. Isso vai do gosto de cada um. "Mas no geral, optamos por cortinas mais longas, indo até o chão ou arrastando, em quase todos os espaços. As mais curtas ficam restritas a ambientes em que não tem como irem até embaixo, como quando há uma escrivaninha ou um móvel sob a janela.", diz a arquiteta Marí Ani Oglouyan. Já a persiana, deve ter o comprimento 10 cm maior que a altura da janela.


Para a altura do suporte, o ideal é que fique o mais próximo possível do teto. Quando fixadas direto nele, as cortinas e persianas criam um efeito de amplidão no ambiente.

Se o ambiente tiver pé direito muito alto, a melhor opção é usar duas persianas, sendo uma na metade superior e outra na inferior. Assim, o peso não a deixa sobrecarregada. E mesmo se for cortina, é importante que tenha fechamento por controle remoto!


Como fazer a limpeza e manutenção das cortinas

Semanalmente, use espanador para tirar o pó das cortinas e persianas, ou o aspirador de pó, para o caso de tecidos. Veja com o fabricante se o material pode ser molhado, se sim, utilize um pano úmido para ajudar na limpeza. Mas nunca passe produtos abrasivos!

Uma vez ao ano, ou antes, caso more em um local com muita poluição, faça uma limpeza profunda da sua cortina com empresa especializada. A não ser que o fabricante informe que é permitido lavar o tecido na máquina, evite fazê-lo, pois pode esgarçar e danificar a cortina.


Persianas, rolôs e cortinas romanas podem ser danificadas pelo vento. Então cuidado quando a janela estiver aberta, para que não fiquem batendo.

Nenhum comentário:

Veja Mais